A limpeza de pele é um procedimento de extração de cravos e acúmulo de sebo nos folículos. Mas, antes de tudo, é preciso preparar a pele, remover a camada de células mortas para facilitar a saída destas substâncias e microorganismos. Para começar, o mais importante é higienizá-la bem com leite de limpeza. Peles oleosas devem priorizar a limpeza com géis, e peles secas, com cremes ou emulsões. Higienizar a pele também é um tratamento continuado, que deve ser realizado corretamente todos os dias.
Logo em seguida, faz-se uma esfoliaçãp física (com grânulos) e, de preferência, não química (com ácidos) porque, o procedimento posterior, de extração das impurezas, já sensibiliza demais o rosto.
Aí a extração pode ocorrer de forma manual ou através de um aparelho que faz a sucção das impurezas. Mas, todo o segredo de uma boa limpeza de pele está na finalização, costumamos aplicar uma máscara calmante e um creme ou gel secativo para selar os óstios. Resaltamos a importância de se manter a pele sempre limpa e hidratada (por cremes e ingestão de água) para que a oliosidade natural e eventuais microorganismos tenham mais facilidade em sair, evitando o acúmulo. Lave, use tônico e hidrate-se pelas manhãs e recorra à um leite de limpeza antes do tônico à noite.